Yoga na gestação: relaxamento para você e para o bebê

Das mamães mais ativas, até aquelas que buscam alguma atividade física somente durante a gravidez, o yoga é muito procurado por seus diversos benefícios, como melhora na flexibilidade, na circulação sanguínea, na postura e muito mais.

O yoga tem como objetivo unir o corpo, a mente e o coração de quem o pratica e, em especial para as mamães grávidas, o yoga na gestação busca uma conexão ainda maior da mãe com o seu próprio corpo e é claro, com o seu bebê.

Neste post, reuni alguns dos principais benefícios do yoga na gestação para você conhecer e colocar seu corpinho, que agora tem uma recheio mais do que especial, em movimento de maneira segura. Vamos lá?

Benefícios do yoga na gestação

São diversos os benefícios do yoga na gestação, visto que é uma prática que visa melhorar a saúde física e mental e, em um momento tão especial como a gravidez, torna-se ainda mais valioso para que a mamãe possa se sentir bem consigo mesma.

A seguir, listamos alguns dos principais benefícios do yoga na gestação para você ficar por dentro.

Fortalecimento do assoalho pélvico

Está pensando em ter seu bebê no parto normal? O yoga pode ser essencial, pois alguns exercícios trabalham com técnicas utilizadas no momento do parto, como os movimentos de contração, respiração e relaxamento.

Praticar yoga durante a gravidez permite que, desde o início do trabalho de parto, a mamãe se sinta mais tranquila e segura para a chegada do bebê.  

Diminuição de dores e inchaços durante a gestação

Nós mamães sabemos bem como todas as fases da gestação são repletas de transformações e com elas, algumas dores vão surgindo.

A prática do yoga na gravidez ajuda a mamãe a manter uma boa postura, prevenindo assim as tão temidas dores nas costas. Além disso, os exercícios também auxiliam na circulação do sangue, diminuindo o inchaço do corpo — adeus pés de pãozinho!

Auxilia na diminuição da preocupação e do stress

Durante a gravidez vem aquela enxurrada de hormônios que nos deixam super tensas, preocupadas e estressadas. Claro que isso é extremamente normal, mas uma ajudinha para aliviar esse sentimento ruim cai bem — e muito!

O yoga na gestação cumpre bem esse papel. Isso porque dentre as técnicas, você aprende a utilizar a respiração a seu favor para acalmar, reduzir o stress e lidar com o parto com tranquilidade.

Benefícios antes, durante e depois

O melhor do yoga é desfrutar dos benefícios ao longo do período de gestação e também depois da chegada do bebê, como na hora da amamentação, na recuperação do corpo pós-parto, etc. É importante lembrar que a prática não se limita apenas ao período da gravidez. Existem muitas mulheres que adotam o yoga como um estilo de vida.

Como praticar yoga na gestação de maneira segura

Antes de tudo, é necessário consultar o médico que está acompanhando seu pré-natal para que ele recomende as posições ideais, de acordo com seu trimestre.

Existem posturas de yoga contraindicadas durante a gravidez. Por isso, é importante o acompanhamento médico e também, se possível, de um profissional credenciado para aplicar as técnicas.

Depois de entender como praticar e o que deve evitar, você conseguirá fazer yoga em casa e se sentir mais segura.

Dicas de exercícios de yoga na gestação 

A seguir, listei algumas posições de yoga na gestação que geralmente são indicadas, para que você ambiente-se com o que fará. Lembre-se de procurar seu médico antes de iniciar, para que sua saúde e a de seu bebê se mantenham preservadas.

 

Triângulo invertido (Trikonasana)

 

O Trikonasana é um excelente exercício para aumentar a força e estabilidade das pernas e quadris, além de alongar os outros músculos do corpo.

Alguns benefícios dessa posição, são:

  • melhora da pressão arterial;
  • diminuição do stress e ansiedade;
  • melhora a circulação sanguínea de todo o corpo;
  • melhora da concentração e equilíbrio.

 

Posição do guerreiro 2 (Virabhadrasana 2)

 

Essa posição tem como foco o fortalecimento dos membros inferiores e também da musculatura das costas.

Alguns benefícios dessa posição, são:

  • estímulo dos órgãos abdominais;
  • abertura dos quadris;
  • liberação da tensão dos ombros;
  • aumento da resistência.

 

Posição de meditação (Pranayama)

 

O Pranayama busca a harmonização do corpo e da mente através de uma respiração guiada, trabalhada durante todo o exercício.

Alguns benefícios dessa posição, são:

  • limpeza dos pulmões;
  • limpeza da mente;
  • melhora na capacidade respiratória;
  • melhora no sono;
  • diminui o stress e a ansiedade.

Viu como o yoga na gestação pode trazer diversos benefícios? Nada melhor do que transformar esse momento, através da calmaria e relaxamento. Existem diversos outros exercícios que você pode praticar, mas reforço novamente a importância de consultar seu médico.

 

Gostou do post? Aqui no blog, trago muitos assuntos relacionados à maternidade. Vem conferir!

Crédito das fotos: 

<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo"> Fundo foto criado por yanalya - br.freepik.com</a>
Este artigo foi postado por Cristina Pleszko na Gestantips 

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados *

Os comentários deverão ser aprovados antes de publicarmos.

Carrinho