Móveis para comprar, paredes para pintar, acessórios para escolher… São tantas opções na hora de decorar o quarto do bebê que chega a parecer uma missão impossível, mas acredite, preparar o ninho pode ser uma das tarefas gostosas de sua gestação, e mesmo que você opte por contratar um projeto de decoração é fundamental saber guiar sua arquiteta através do o clima que você deseja passar para este cômodo da casa que está prestes a receber alguém tão especial.
Certo, mas então por onde eu devo começar? Primeiro de tudo é preciso definir o estilo que mais lhe agrada, dentre uma infinidade de possibilidades acredito que os temas que mais se confundem sejam: retrô, vintage, clássico e romântico. Já sei, ficou ainda mais complicado, não é? Nós sabemos que todas estas nomenclaturas possuem características muito parecidas, mas nós vamos lhe ajudar a entender um pouco mais de cada um destes estilos.
Para isso nada melhor do que trazer alguns exemplos com dicas e inspirações para que possamos entender a atmosfera que queremos transmitir através desta decoração, o quarto do bebê pode ter um ar voltado para o chique, para o lúdico, para o minimalista… O mais bacana é que cada estilo tem suas características e conhecendo as opções, ficará muito mais simples de escolher. Vamos conhecê-las!
Quarto de bebê retrô
Fotos: Thiago Travesso / Projeto: Joana Muhlberger Farhi
O quarto de bebê retrô chegou de mansinho e logo ganhou o coração de muitas mamães. Trata-se de uma releitura da decoração das décadas de 50, 60, 70 e 80, com elementos mais jovens e atuais, inspirados nos itens de antigamente.
Foto esquerda: Casa de Valentina / Foto direita: @steelcityfarmhouse
Esse estilo de decoração traz consigo um ar acolhedor, charmoso e nostálgico. Dentre as principais características do quarto de bebê retrô, encontramos:
- mistura de formas abstratas e geométricas: presentes nas paredes e também nos objetos decorativos como tapetes, estofados, cortinas, etc;
- releitura de móveis e objetos antigos: poltronas, lustres, cômodas e bandô decorativo para o berço são algumas das opções;
- móveis pés de palito: as mamães sempre apostam no berço, poltronas e cômodas;
- paleta de cores: para os quartos de bebe retrô, a aposta está na diversão com as cores. Não se prenda ao rosa ou azul! As possibilidades são infinitas e as combinações ficam lindas!
Quarto de bebê vintage
Foto esquerda: New Arrivalssinc / Projeto direita: Oak Nashville / Foto direita: Cameron Premo + Brasspenny Photography
Muitas mamães acabam confundindo o estilo retrô com o vintage. Como vimos ali em cima, a decoração retrô remonta um cenário antigo com elementos atuais, inspirados nos de antigamente. Enquanto no vintage, os móveis e objetos decorativos utilizados são originais da época.
Foto: sweetroseandwren.com
Podem ser garimpados ou até mesmo herdados da família. Sabe aquela cadeira de vime dos avós ou bisavós, cômodas e guarda-roupas "antigos" que acabam sendo deixados de lado? Eles dão um charme muito especial na decoração, principalmente no quarto de bebê vintage.
Sobre as características mais marcantes do estilo vintage, encontramos:
- móveis antigos;
- tons suaves;
- luzes quentes;
- objetos decorativos mais rebuscados, como quadros decorativos, espelhos, lustres, cortinas, roupas de cama, etc.
Quarto de bebê clássico
Projeto esquerda: Bria Hammel Interiors / Foto direita: pinterest Aufeminin
Se você busca algo mais sofisticado e elegante, o quarto de bebê clássico pode ser a escolha certa. A decoração é inspirada nos palácios europeus dos séculos XVII e XVIII e por isso, traz um ar de requinte e beleza ao ambiente.
Foto esquerda: Olinto Design / Foto direita: Savio Firmino
O ponto chave do quarto de bebê clássico está na riqueza dos detalhes, mas cuidado para não exagerar na informação! Escolha com atenção cada objeto decorativo para manter a leveza do cômodo.
As principais características desse estilo, são:
- paredes, rodapés e tetos trabalhados com ornamentos;
- robustez nos móveis e tecidos como cortinas, tapetes, roupas de cama, etc.;
- objetos decorativos como candelabros, espelhos, molduras ornamentadas, lustres, arranjos florais, etc.;
- iluminação amarelada;
- mescla de cores nas paredes ou cores neutras;
- boiserie e papéis de parede texturizados.
Quarto de bebê romântico
O quarto de bebê romântico é, sem dúvidas, o amor em forma de decoração. Esse estilo tem como principal característica proporcionar um ambiente encantado, envolvido pelo clima delicado e sonhador.
Projeto esquerda: Deux Pardeux KIDS / Foto direita: rojectnursery.com
Foto: Bettsy Jane Agency
Para decorar um quarto de bebê romântico, as mamães podem apostar em:
- temas de bailarina, ursinhos, balões, floral, bonecas, etc;
- iluminação suave;
- tons pastéis;
- papéis ou adesivos de parede;
- móveis de aparência leve;
- luminárias, cortinas, bandô decorativo, etc.
Como vimos, existem diversas opções de decoração para o quarto do bebê. O mais legal, é que você não precisa se prender a um único estilo, mesclar as referências e criar seu próprio estilo é a melhor aposta sempre!
Se por acaso você não se identificou com nenhuma das referências acima, talvez você goste mais de um quarto de bebê moderninho, neste caso temos um post completíssimo, vem dar uma olhadinha!